domingo, 11 de dezembro de 2016

Postectomia Sem Mistério - Diário de uma Circuncisão 

Bom dia galera, tudo certo? Essa é minha primeira postagem. Sou marinheiro de primeira viagem na criação de um blog e portanto peço desculpas pela simplicidade do site. Mas o objetivo aqui é ser prático e não perfeccionista.

Criei esse Blog com o objetivo de, não só compartilhar minha experiência na circuncisão, mas também de ajudar aquelas pessoas que também passarão por essa experiência e estão meio perdidos sobre o que fazer, como eu estava. Ressalto que não sou médico e as eventuais experiências compartilhadas devem ser utilizadas apenas com caráter informativo e comparativo com a situação de vocês. Qualquer orientação deve ser buscada e/ou validada com seu médico urologista e somente ele é a pessoa com formação, experiência e competência na área para passar o tratamento adequado para cada paciente.

Dito isto, vamos ao meu caso. Tenho 34 anos, tendo começado minha vida sexual propriamente dita (sexo com mulheres, ou seja, além da "justiça com as próprias mãos"...) com 22 anos (sei que foi tarde pra caralho, mas eu sempre fui muito nerd até então... no meu caso, só quando deixei o vício nos jogos de computador de lado é que descobri um "admirável mundo novo", se é que me entendem... kkkkkk... deixando claro aqui que tenho outros amigos nerds que nunca deixaram de jogar joguinhos no cpu e sempre tiveram mulher... eu é que tive mais dificuldade no processo mesmo...). 

Enfim, vamos ao problema. Com 31 anos, aproximadamente, desenvolvi um problema recorrente na cabeça do pau (cabeça e parte interna do prepúcio). Alguns médicos diziam tratar-se de candidíase de repetição (problema causado por fungo Candida albicans, podendo ou não estar relacionado a relações sexuais sem proteção...). Outros diziam tratar-se de alguma alergia na minha pele, sendo um problema de imunidade mesmo... Lendo a respeito, descobri que poderia tratar-se de balanopsite (ou balanopostite) de repetição (doença provocada por microorganismo na pele da glande - para mais informações basta procurar no google. tem muitos sites que tratam do problema). 

Independentemente do que fosse, sentia coceira, irritação, ardência leve, ardência em alguns momentos ao urinar, vermelhidão às vezes... Ressalto que fiz todos os exames que os médicos pediram para ter certeza que não era uma DST (doença sexualmente transmissível) e os resultados demonstraram que realmente não era... Era da minha pele mesmo. Agora imaginem que "diversão" que era ter passado por este problema durante praticamente 3 anos da minha vida... A vontade às vezes era arrancar o pau fora... Extremamente frustrante...  

Enfim, nesses quase três anos de duração desta "peste" na cabeça (glande) e pele de cobertura (prepúcio - parte interna) do meu "amigão", fui em diversos médicos, urologistas, alergistas e dermatologistas. Tentei diversas pomadas, sabonetes especiais, água boricada, medicamentos, ... Enfim, fiz todo tipo de tratamento, higienização e passei todo tipo de porcaria na cabeça da minha "espada justiceira" e nada resolveu. Isso era extremamente frustrante porque sempre havia esperança de melhorar e nada... Ultimamente estava passando uma pomada chamada "Icaden", embora com medo porque já usava a aproximadamente um a dois anos seguidos... Como não dava certo o tratamento, era apenas para tratar a coceira e irritação, para ter mais "paz" e poder ter uns poucos momentos de prazer nos fins de semana com minha namorada (hoje noiva).

Recentemente, já meio sem esperanças e conformado de que deveria viver com isso pro resto da vida, pensando que viveria "lambrecando" a cabeça da minha "geba" de pomada pra todo sempre, fui a um médico fodástico no Hospital Urologica, em BH, um urologista chamado Carlos Vaz, considerado referência no campo da urologia... Ele me avaliou, escutou meu histórico e chegou a um diagnóstico decisivo: "Você tem um excesso de pele na cabeça do pênis... apesar de não te incomodar do ponto de vista estético, é ele que promove as condições favoráveis para a reincidência deste problema que você tem... Assim, ou você opera e tira essa pele, ou você pode esquecer de ter qualidade de vida...". E disse mais: "Olha, você vai me odiar lembrando de mim no pós operatório... mas em dois ou três meses você dirá - realmente valeu a pena...".

Galera, não pensei duas vezes... Marquei minha cirurgia assim que pude (como mudei de empresa que trabalho, tive que esperar um tempo pra não assustar a galera com um possível afastamento cedo demais... estou a apenas 07 meses nela). Para resolver a questão do repouso, combinei com meu chefe de trabalhar durante uma semana e meia em casa (acesso a rede da empresa através da internet, não comprometendo meu trabalho) e marquei minha cirurgia. Apesar dos médicos concederem, em geral, apenas 03 dias de atestado, por considerarem tratar-se de um procedimento mais simples, recomendo enfaticamente a todos que tirem férias ou peçam um atestado de, no mínimo, uns dez dias, levando em consideração que o pós operatório é bem "chato", conforme relatarei a seguir e nas próximas postagens.

Bom, enfim chegou a cirurgia, realizada no dia 09/12/2016, às 10 da manhã. A grande questão é que sou ansioso pra caralho... Pra vocês terem uma idéia da minha ansiedade, meus amigos dizem que se eu fosse uma mulher grávida, eu iria parir em três meses... E não foi diferente dessa vez, não conseguindo dormir direito na véspera do procedimento. Enfim, a operação é rápida, não demorando mais que 40 minutos (acho que é até menos que isso). A dor a gente sente apenas na hora da anestesia. Essa realmente é "fortinha", além do que eu imaginava (galera, não vou mentir, dói.. mas é necessário...), principalmente as duas primeiras agulhadas da anestesia (anestesia é local, ou seja, seu pau é espetado algumas vezes). Depois que a anestesia pega, você só sente os toques. Dor zero! Graças a Deus! O interessante é que em um dado momento, você sente um cheiro de pele queimada, acho que por causa de um bisturi elétrico que ele usa (ou algo para cauterizar o local do corte). Ou seja, a sensação é de que ele frita a sua linguiça... kkkkkk Como não tem dor, você só sente o cheiro mesmo (rezando o tempo todo pra que ele não cometa nenhum erro... como o médico que escolhi é muito bom, a cirurgia foi um sucesso).

Bom, terminada a cirurgia, o médico me liberou imediatamente. Fui com uma cueca que segurasse o pau pra cima, em direção ao umbigo, e uma bermuda de "tectel" (tecido que a gente usa para malhar e fazer exercícios físicos, mais solta para dar conforto... não é aquela colada que a gente usa para pedalar não, galera... não confundam...). Você sai de lá com um curativo que deixa o pau parecido com o Mun Rá (dos Thundercats...), enfaixado, bem apertado deixando só a cabeça para fora, pra poder mijar. Ele me disse para voltar no dia seguinte (dia 10/12) para trocar o curativo e a enfermeira me passar detalhes de higienização do local, orientações gerais, etc. Para dor ele me indicou apenas dipirona 500 mg, em gotas (ação mais rápida), para ser tomada de 6 em 6 horas... E pasmem: após o segundo curativo, não indicou mais nada para cobrir o local dos pontos... Ressalto que fiz aquela cirurgia que remove todo o prepúcio e freio, ou seja, circuncisão completa! Assim, por tudo o que li na net, fiquei assustado porque nem uma pomada cicatrizante ele me passou... Mas como disse, o cara é fodástico e, assim, eu falei: seja o que Deus quiser...

Por outro lado, ele me indicou uma coisa fundamental que todo mundo subestima: aplicar gelo de hora em hora no local, durante os três primeiros dias. O gelo atua como antinflamatório, diminui o inchaço, diminui a possibilidade de ereções, elimina ereções em curso (se começar a ficar duro, gelo nele...) e, indiretamente, auxilia na cicatrização porque o tecido fica muito menos inchado. Assim mandou envolver num pano para não queimar a pele (galera, em hipótese alguma apliquem direto porque queima mesmo, por se tratar de uma região sensível e por estar recentemente operada) e aplicar durante períodos de 10 a 15 minutos (tente ficar pelo menos uns 10 minutos, não passando de 15 minutos... mais que isso pode queimar, dependendo da sua pele...), de hora em hora. Tenho feito isso desde o primeiro dia e esta ajudando pra caralho, literalmente!! O inchaço diminuiu drasticamente e os sangramentos também!!! Então recomendo com certeza! 

- Dias 01, 02 e 03 do Pós Operatório:

Assim, fui pra casa e comecei as sessões de gelo, como indicado pelo médico. Adicionalmente, por conta própria, comprei na farmácia, além da dipirona 500 mg, comecei a tomar redoxon 1 grama com zinco (vitamina C + Zinco – um comprimido efervescente por dia, de manhã) para estímulo maior a cicatrização (a vitamina C estimula a cicatrização, segundo informações disponíveis em diversos sites na net), extrato de própolis (santa bárbara - aquele de pingar na água - coloco 20 a 30 gotas por dia e tomo com água a noite, antes de deitar), além de nimesulida (anti-inflamatório vendido em farmácia - um comprimido de manhã e outro 12 horas depois), para evitar inflamações nestes primeiros dias que a cirurgia ainda está recente. Como disse, comecei a tomar por conta própria e todos sabem dos riscos de automedicação. Pra mim está sendo ótimo e não estou tendo efeitos colaterais, com a cicatrização a todo vapor e sem inflamações (eu sou acostumado com estes medicamentos, em função de cirurgias e/ou doenças anteriores em outras partes do corpo). No entanto, antes de tomar os remédios, consulte seu médico e/ou procure saber se não é alérgico e/ou se não sofre reações adversas com os mesmos. Auto medicação é uma coisa muito perigosa em determinados casos. Portanto, busque orientação do seu médico.

Ressalto que o primeiro dia, comigo em repouso, foi tranquilo, não havendo maiores problemas. O único detalhe interessante foi nas horas de urinar porque seu pau está inchado e você mija em todas as direções, menos no vaso. Assim comecei a mijar na pia, com consentimento da minha mãe, porque senão mijaria o banheiro todo. Após cada mijada, dou uma geral na pia com sabão pra ficar tudo limpo. Apesar de dizerem que não tem problema o contato da urina com os pontos, eu pego um bom pedaço de papel higiênico e colo abaixo da fenda do pau por onde a nossa urina sai, para evitar o contato com as áreas operadas, enxugando o pinto com o papel após cada urinada... Tem mantido ele limpo e dado certo. 

A primeira noite foi tensa. A segunda menos, mas também foi tensa. Como todos sabem, temos muitas ereções noturnas e não temos  muito o que fazer. Eu estou vivendo as primeiras noites agora. Realmente são chatas. Descobri que temos mais ereções durante a noite do que durante o dia. Assim, com medo dos pontos estourarem nas ereções noturnas e involuntárias, bebo menos água a partir das 6 da tarde (ou de umas 7 da noite), coloco o despertador pra tocar em intervalos de uma hora e meia a duas horas... durmo picado mas pelo menos controlo as ereções, críticas nos três primeiros dias. Mantenho uma vasilha com gelo e água gelada ao lado da cama com um paninho limpo. Se a ereção acontece, eu pego o pano, molho no gelo e coloco no pau... Em geral, funciona.

No segundo dia, fui ao hospital trocar o curativo. Galera, quase morri de agonia na hora de tirá-lo. Não tenho vergonha em dizer isso... kkkkkkkkkkkkkk A enfermeira jogou água ou soro e tirou... Depois passou uma pomada e me disse que a partir de então seria sem curativo (depois que eu tomasse banho). Assim, tenho usado umas pequenas gases na região dos pontos e freio operado, trocando-as de uma a duas vezes por dia, mantendo-as limpas e secas para evitar inflamação e/ou infecção (por minha conta mesmo). Às vezes sai um pouco de sangue em alguns locais pontuais, mas nada para assustar, estando tudo dentro do normal, como discutido nas dicas elencadas abaixo.

Voltei pra casa e continuei no repouso e gelo de hora em hora, como já explicado. Deixo aqui algumas dicas que peguei em um site semelhante, de um cara que fez a operação a mais tempo: (disponíveis no site: http://diariodafimose.blogspot.com.br/2013/08/dicas-pos-operatorio-postectomia-fimose.html). Essas dicas foram elaboradas por ele com base no tempo de 15 dias de operação, mas já estou seguindo várias, como discutido abaixo:

1) Banho (a partir do segundo dia no meu caso... no primeiro não lavei o pau porque ainda estava com o primeiro curativo): Não precisa colocar o seu pênis direto no chuveiro para poder lavar , pegue um depósito na cozinha e separe para que seja seu nesse período =) . No banho coloque água nele e vá derramando por cima do pênis , faça isso várias vezes, coloque sabão,sabonete liquido ou seja lá o que tenha sido indicado para você utilizar no banho, coloque  água , misture e jogue em cima de novo e repita o processo. Para ajudar a limpar os pontos de possíveis sangramentos ou sujeiras causadas pela pomada (caso o médico tenha indicado alguma), utilize gaze e cotonete. Dessa forma você lava primeiro o seu pênis e depois no chuveiro vai lavando o corpo, dando jeitinho para que ele não fique em baixo do chuveiro(nao que isso seja proibido rs, se voce aguentar é até mais simples, eu n conseguia). Ressalto que na maioria dos casos a sensibilidade vai estar animal na cabeça do pau e adjacências, levando em consideração que antes havia uma pele recobrindo. Aguente firme porque a limpeza é necessária. Mas tenha cuidado com os pontos. No meu caso, como era só excesso de pele, eu já lavava a cabeça do meu pau e, assim, a sensibilidade, apesar de grande, foi bem menor do que na maioria dos casos, nos quais há fimose associada... É fundamental lavar para remoção da sujeira no local da operação mas é fundamental secar bem o local, para que não haja proliferação de microorganismos por causa de umidade excessiva. Para secar, envolva cuidadosamente a cabeça do pau com toalha limpa e seca e/ou gase de curativo, fazendo movimentos suaves mas envolvendo todo o local para secar eficientemente.

2) Trocar curativo: Eu trocava 1x por dia, foi indicado 2x pra mim ou entao sempre que tomar banho, optei por tomar banho uma única vez (e não, isso nao retardou minha recuperação), antes de retirar a gaze utilize soro SEMPRE, molhe todo o curativo para aí sim retira-lo,tirar no seco não é bom! Molhe o curativo no momento de retirá-lo para evitar que o mesmo agarre nos pontos... No seco, a dor da retirada é forte e chata... No meu caso, não houve curativo novo a partir de ontem. Assim, coloco apenas uma gase protetora nos pontos, como citado anteriormente, para não roçar na cueca nos primeiros dias... Mas ainda assim retiro sempre molhando antes, durante o banho ou com soro fisiológico para trocar a gase protetora dos pontos...

Como é o esquema do curativo (pra quem for indicado pelo médico):
Soro / Retira o curativo / Limpa tudo/ Soro / Pomada / Coloca gaze

Para passar pomada na região do freio era chato pq ela nunca fixava, a solução que encontrei foi lambuzar a parte da gaze que ficaria pegando no freio e deu certo, é perfeito.

3) Utilize cueca apertada para que o pênis fique sempre pra cima, e é interessante deixa-lo sempre com curativo por conta da sensibilidade, quando se sentir mais confortável deixa ele sem curativo.

4) Dia-a-Dia: Na primeira semana fique mais quieto, se puder peça para alguem lhe ajudar trazendo as refeições até você , assim você faz menos esforço durantes esses árduos dias.(são os piores). Procure ver TV, filmes, seriados, jogar videogame ou ler livros. No meu caso, é maratona de filmes e seriados! O tempo voa. Mas o gelo é de hora em hora, como citado anteriormente.

5) Ereções: Não existe forma de evitar, é natural do homem. Procure PELO MENOS controlar as ereções durante o dia ao máximo, procure ocupar seu tempo (eu ficava jogando video game hehe), de noite é quase impossível, então utilize despertador para acordar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro urinar ou apenas para checar se ta tudo bem. No meu caso eu conseguia me controlar durante o dia não tinha ereções com medo de estourar os pontos,e de noite acordava com ele " meio termo ", e sem gelo (dizem que ajuda) e sem molhar os pés/mãos eu conseguia controlar a ereção, mas vai de cada um, tem gente que com 2 dias tem uma ereção daquelas e isso pode causar algum probleminha mas faz parte, é normal, diante de qualquer problema, entre em contato com seu urologista, afinal de contas, ligar pra ele nao faz mal... Eu estou vivendo as primeiras noites agora. Realmente são chatas. Descobri que temos mais ereções durante a noite do que durante o dia. Assim, com medo dos pontos estourarem nas ereções noturnas e involuntárias, bebo menos água a partir das 6 da tarde (ou de umas 7 da noite), coloco o despertador pra tocar em intervalos de uma hora e meia a duas horas... durmo picado mas pelo menos controlo as ereções, críticas nos três primeiros dias. Mantenho uma vasilha com gelo e água gelada ao lado da cama com um paninho limpo. Se a ereção acontece, eu pego o pano, molho no gelo e coloco no pau... Em geral, funciona.

6) Dormir: Eu dormia sempre assim o__/\ , colocava travesseiros em volta para que eu não rolasse durante a noite, mas vai de cada um , procure a posição que mais lhe conforta, só nao fique por cima do pênis. E SIM as primeiras noites são complicadas. 

7) Região do freio: Se você achar que está incomodando muito a sensibilidade dessa região, mesmo usando cueca , deixando pra cima , utilizando gaze, experimente pegar uma outra gaze, dobra-la algumas vezes em forma de quadrado e colocar em cima dessa regiao, dps bote a cueca de novo, assim fica mais confortável. No meu caso, estou usando as gases na região do freio e pontos para evitar atrito com a cueca. Mas se necessário troco elas uma a duas vezes ao dia para mantê-las limpas e secas.

8) Urinar: Ter infecção por conta da urina é quase impossivel, muito raro de acontecer, mas se tratando dessa nossa regiao qualquer cuidado a mais é válido, eu nunca deixava a urina descer pela regiao do freio , eu sempre colocava papel a baixo do buraquinho de onde sai a urina na hora de mijar para que nao pingasse nem nada pelo freio / pontos e etc. Não custa nada fazer isso =p. No meu caso, sigo a risca essa orientação. Melhor prevenir do que remediar.

9) Retorno ao urologista: Se ele falar que vc deve passar por 15 dias a pomada, peça para voltar lá com 15 dias, é interessante que volte assim que terminar o tratamento para que ele avalie e lhe guie no resto do pós operatório. No meu caso, foi marcado o retorno para daqui a um mês (14 de janeiro/2017). Mas vou em outro no plantão do hospital em que operei em uns 15 dias (final de dezembro/2016) só para me certificar que tudo está correndo bem.

10) 1º Curativo: É normal sair sangue, ter muita sensibilidade, manchas, inchaço e etc. Não se assuste , procure higienizar e sem esquecer que antes de tirar o curativo passe bastante soro para facilitar. No meu caso, alguns pequenos pontos saem um pouco de sangue as vezes. Já o inchaço eu não estou tendo muito por causa da ação do gelo!! Acho que os remédios que estou tomando estão ajudando muito também.

11) Paciência : Você irá notar diferenças diariamente mas elas são pequenas, entao tenha paciência, não vai ser do dia pra noite que seu pênis vai desinchar e ficar normal né, relaxe, qualquer coisa estranha, mancha, inchaço, vai sumir com o tempo, apenas faça o seu papel diário de higienizar e trocar o curativo, deixando ele sempre pra cima pq isso ajuda na circulação do sangue e contribui na recuperação. E lembre-se  se surgir algo que lhe incomode ligue para o seu urologista e converse com ele. No meu caso, estou seguindo a risca isso. Procurando tomar até chá de cidreira ou camomila para diminuir a ansiedade.

Galera, sobre estes dois primeiros dias, é isso (tudo) que tenho pra dizer. Vou mantendo a todos informados sobre a evolução da minha recuperação. Se quiserem trocar idéia e dividir experiências, trocarmos idéia a respeito de dúvidas, comentem, por favor!

Amanhã tô de volta!

Fui!


Um comentário: